Surrealismo
Definição
O termo surrealismo, cunhado por André Breton com base na idéia de "estado de fantasia supernaturalista" de Guillaume Apollinaire, traz um sentido de afastamento da realidade comum que o movimento surrealista celebra desde o primeiro manifesto, de 1924. Nos termos de Breton, autor do manifesto, trata-se de "resolver a contradição até agora vigente entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta, uma supra-realidade". A importância do mundo onírico, do irracional e do inconsciente, anunciada no texto, se relaciona diretamente ao uso livre que os artistas fazem da obra de Sigmund Freud e da psicanálise, permitindo-lhes explorar nas artes o imaginário e os impulsos ocultos da mente. O caráter anti-racionalista do surrealismo coloca-o em posição diametralmente oposta das tendências construtivas e formalistas na arte que florescem na Europa após a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, e das tendências ligadas ao chamado retorno à ordem. Como vertente crítica de origem francesa, o surrealismo aparece como alternativa ao cubismo, alimentado pela retomada das matrizes românticas francesa e alemã, do simbolismo, da pintura metafísica italiana - Giorgio de Chirico, principalmente - e do caráter irreverente e dessacralizador do dadaísmo, do qual vem parte dos surrealistas. Como o movimento dada, o surrealismo apresenta-se como crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes mas modelos culturais, passados e presentes. Na contestação radical de valores que empreende, faz uso de variados canais de expressão - revistas, manifestos, exposições e outros -, mobiliza diferentes modalidades artísticas como escultura, literatura, pintura, fotografia, artes gráficas e cinema.
A crítica à racionalidade burguesa em favor do maravilhoso, do fantástico e dos sonhos reúne artistas de feições muito variadas. Na literatura, além de Breton, Louis Aragon, Philippe Soupault, Georges Bataille, Michel Leiris, Max Jacob entre outros. Nas artes plásticas, René Magritte, André Masson, Joán Miró, Max Ernst, Salvador Dalí, e outros. Na fotografia, Man Ray, Dora Maar, Brasaï. No cinema, Luis Buñuel. Certos temas e imagens são obsessivamente tratados por eles, com soluções distintas, como, por exemplo, o sexo e o erotismo; o corpo, suas mutilações e metamorfoses; o manequim e a boneca; a violência, a dor e a loucura; as civilizações primitivas; e o mundo da máquina. Esse amplo repertório de temas e imagens encontra-se traduzido nas obras por procedimentos e métodos pensados como capazes de driblar os controles conscientes do artista, portanto, responsáveis pela liberação de imagens e impulsos primitivos. A escrita e a pintura automáticas, fartamente utilizadas, são formas de transcrição imediata do inconsciente, pela expressão do "funcionamento real do pensamento" - como, os desenhos produzidos coletivamente entre 1926 e 1927 por Man Ray, Yves Tanguy, Miró e Max Morise, com o título O Cadáver Requintado). A frottage [fricção] desenvolvida por Ernst faz parte das técnicas automáticas de produção. Trata-se de esfregar lápis ou crayon sobre uma superfície áspera ou texturizada para "provocar" imagens, resultados aleatórios do processo, como a série de desenhos História Natural, realizada entre 1924 e 1927.
As colagens e assemblages constituem mais uma expressão caraterística da lógica de produção surrealista, ancorada na idéia de acaso e de escolha aleatória, princípio central de criação para os dadaístas. A célebre frase de Lautréamont é tomada como inspiração forte: '"Belo como o encontro casual entre uma máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de dissecção". A sugestão do escritor se faz notar na justaposição de objetos desconexos e nas associações à primeira vista impossíveis, que particularizam as colagens e objetos surrealistas. Que dizer de um ferro de passar cheio de pregos, de uma xícara de chá coberta de peles ou de uma bola suspensa por corda de violino? Dalí radicaliza a idéia de libertação dos instintos e impulsos contra qualquer controle racional pela defesa do método da "paranóia crítica", forma de tornar o delírio um mecanismo produtivo, criador. A crítica cultural empreendida pelos surrealistas, baseada nas articulações arte/inconsciente e arte/política, deixa entrever sua ambição revolucionária e subversiva, amparada na psicanálise - contra a repressão dos instintos - e na idéia de revolução oriunda do marxismo (contra a dominação burguesa). As relações controversas do grupo com a política aparecem na adesão de alguns ao trotskismo (Breton, por exemplo) e nas posições reacionárias de outros, como Dalí.
A difusão do surrealismo pela Europa e Estados Unidos faz-se rapidamente. É possível rastreá-lo em esculturas de artistas díspares como Alberto Giacometti, Alexander Calder, Hans Arp e Henry Spencer Moore. Na Bélgica, Romênia e Alemanha ecos surrealistas vibram em obras de Paul Delvaux, Victor Brauner e Hans Bellmer, respectivamente. Na América do Sul e no Caribe, o chileno Roberto Matta e o cubano Wifredo Lam devem ser lembrados como afinados com o movimento. Nos Estados Unidos, o surrealismo é fonte de inspiração para o expressionismo abstrato e a arte pop. No Brasil especificamente o surrealismo reverbera em obras variadas como as de Ismael Nery e Cicero Dias, assim como nas fotomontagens de Jorge de Lima. Nos dias atuais artistas continuam a tirar proveito das lições surrealistas.
Bem-vindos ao Blog dos alunos da Escola Capilé 2012.
ESCOLA ESTADUAL AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO
ENSINO MÉDIO INOVADOR E PROGRAMA + EDUCAÇÃO
NOVA ANDRADINA-MS
A missão fundamental do Ensino Médio Inovador é permitir as novas gerações que afrontem os problemas de suas vidas no nível pessoal, como cidadãos de sua pátria e da terra. Nesse sentido, nosso ensino deve tratar os problemas globais fundamentais de nossas vidas e de nossa época os quais necessitam da cooperação dos saberes disciplinares que no entanto permanecem separados uns dos outros.
"Os trabalhos escolares são provas para o caráter, não para a inteligência. Quer se trate de ortografia, de poesia ou de cálculo, está sempre em causa aprender a querer."
''ESCOLA: LUGAR DE ESTUDAR, BRINCAR, INTERAGIR E CONVIVER''.
2º ano do EMI
Com este trabalho os alunos poderão aprender:
- As propriedades da energia eletromagnética;
- As diversas tecnologias associadas à radiação eletromagnética;
- O funcionamento de vários equipamentos .
O trabalho deve conter:
imagens, histórico, curiosidades e a localização, no espectro eletromagnético, de um equipamento que utilize ondas eletromagnéticas em seu funcionamento.
TRABALHOS
RÁDIO.ppt (464,5 kB)
Trabalho de Física.ppt (406 kB)
Vivian e Carol.pptx (82,1 kB)
NOVA ANDRADINA: Alunos da Escola Capilé criam Blog
A ideia e implementação do blog foi iniciativa dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Inovador.Interessados nas discussões sobre uso da tecnologia na sala de aula, eles criaram o blog para servir como facilitador no desenvolvimento das atividades que podem ser postadas até mesmo de casa.
A intenção do Blog é despertar o interesse, a criatividade e principalmente desenvolver habilidades e competências nos usuários das tecnologias disponíveis na tarefa de ensinar e aprender.
O interessante do Blog é a interação entre seus usuários o que promove o diálogo e o debate em cada post (texto publicado) já que os mesmos podem ser replicados e comentados. Os alunos acreditam que a ferramenta contribui para melhorar o ensino-aprendizagem que ficou bem mais colaborativa, participativa e dinâmica.
NOVA NOTÍCIAS
Reflexão da semana:
" A sabedoria consiste em não acreditar em tudo sem reflexão". (Cícero)
"Aprendi que o jeito mais fácil de crescer como pessoa, é me cercar de pessoas melhores que eu" ( Frei Flesch).
CAROS ALUNOS, NESSE ANO EU .....
Espero que de alguma forma em 2012 eu possa aprender com vocês e vocês comigo e então, cada um de nós, poderemos ser melhores no que fazemos e poderemos crescer juntos, pois, cada um de vocês, sabe aquilo que de melhor fazem para me ensinar e para que nossa troca de experiências e evolução nessa vida seja profícua! Obrigada a todos.
Professora Eliza
Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a
viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa
palavra. O professor, assim, não morre jamais.
Rubem Alves
Postado por:
Professora Eliza da Silva Martins Peron
Português e Literatura
LITERATURA 3º Ano do EMI
OLÁ ALUNOS!
Terminando quase nosso primeiro bimestre! Proponho então para nossa aula programada que vocês leiam o post abaixo e depois pesquisem sobre um dos movimentos culturais desse período e poste sobre ele (de preferência que cada um poste um movimento diferente).
A tarefa proposta vale ponto na média. Por isso comecem o ano bem pois além de nota vocês também terão estímulo para pesquisar.
Até a próxima semana diletos alunos!
As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo.
Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.
O clima estava propício para o surgimento das novas concepções artísticas sobre a realidade. Surgiram inúmeras tendências na arte, principalmente manifestos advindos do contraste social: de um lado a burguesia eufórica pela emergente economia industrial e, de outro lado, a marginalização e descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego (especialmente após a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929).
O Brasil, por sua vez, passou de escravocrata para mão de obra livre, da Monarquia para República.
Os movimentos culturais desse período, responsáveis por uma série de manifestos, são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, chamados de vanguardas européias.
“Vanguardas”, por se tratar de movimentos pioneiros da arte e da cultura e “européias” por terem origem na Europa.
FONTE: https://www.mundoeducacao.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm
PORTUGUÊS
Hierarquia
Millôr Fernandes
Disponível no site:
https://3.bp.blogspot.com/_G76NFNcUugU/SFPAP676XiI/AAAAAAAAGFQ/7moz7MFFmxg/s400/8574881007.jpg
Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas (1). Eis que, subitamente, o leão defronta com um pequeno rato, o ratinho mais menor que ele já tinha visto. Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente para fugir, o leão gritava:
- “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe: não conheço na criação nada mais insignificante e nojenta. Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!”. E soltou-o.
O rato correu mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão:
- “Será que V.Excelência poderia escrever isso pra mim? Vou me encontrar com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!” (2).
Moral: Afinal, ninguém é tão inferior assim.
Submoral: Nem tão superior, por falar nisso.
(1) Expressão que se usa para exprimir muitas e mais.
(2) Na grande hora psicanalítica, que soa para todos nós, a precisão de linguagem é fundamental.
Disponível no site:
https://luizeugeniovieira.blogspot.com/2009/04/hierarquia-fabula-do-genial-millor.html
Questões sobre o texto:
1. Observe o primeiro período do texto:
“Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas”.
Esse período estrutura-se numa relação de coesão, por meio do emprego de uma oração subordinada adverbial. Essa oração denota valor semântico de:
a. causa
b. conseqüência
c. condição
2. Na oração “... enquanto o rato forçava inutilmente para fugir...” a conjunção em destaque denota:
a. causa b. proporcionalidade c. tempo d. condição
3. No trecho: “Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação..”
A conjunção em destaque, mantendo o mesmo sentido, pode ser substituída por:
a. ainda que b. a fim de que c. porque
4. Observe:
“O rato correu mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”
Reestruturando a oração em destaque, sem alteração de sentido, obtém-se:
a. ... assim que se viu a salvo, gritou pro leão...
b. ... < strong>como já estava a salvo, gritou pro leão...
c. ... porque já estava a salvo, gritou pro leão...
FONTE: https://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13608
Eliza da Silva Martins
Português / Literatura 3ºAno do EMI
tarefa de literatura
nilda | 10-04-2012
Literatura
Jhonatan , Cristian | 10-04-2012
O desenvolvimento das vanguardas européias do Século 20 está intimamente relacionado com os artistas da geração anterior, que abriram caminho para as gerações seguintes.
Os Impressionistas, os Pós-Impressionistas e até mesmo os Realistas foram os verdadeiros pioneiros das transformações artísticas que marcariam a arte moderna. Artistas do final do século, independentemente de pertencerem a qualquer escola, também tiveram influência espantosa sobre a arte moderna.
Destaca-se, em particular, Paul Cézanne e sua obsessão em imprimir objetividade à forma de encarar o mundo. Pode ser considerado o verdadeiro exemplo para a arte moderna, exercendo alguma influência em todos os movimentos e artistas de projeção do século XX.
Novo comentário
Português / Literatura 2ºAno do EMI
No âmbito da linguagem formal, em que se prima pelo nível de língua mais cuidado, há de haver registros que se coadunem com os padrões exigidos pela gramática de rigor, quanto à uniformidade de tratamento. Por outro lado, na língua do cotidiano, o uso dos pronomes tende a se afastar dos padrões recomendados pela língua culta.Após ler o exposto acima, responda em forma de texto se há erro com relação à colocação pronominal na frase Eu te amo. Responda sim ou não. E por quê? Caso seja não, reescreva a frase da forma correta.
AULA PROGRAMA – 2º LITERATURA
LITERATURA
A FIM DE MELHORAR A NOTA BIMESTRAL CADA ALUNO DEVERÁ POSTAR INDIVIDUALMENTE UM RESUMO DO QUE ENTENDEU DA OBRA ESTUDADA POR SEU GRUPO.
OBSERVAÇÃO: VALE NOTA NA MÉDIA. ALÉM DISSO, AULA É DEVER DE TODO ALUNO. BOM FINAL DE SEMANA........
Português / Literatura 2ºAno do EMI
literatura (as pupilas do senhor reitor)
Luana | 24-04-2012
As Pupilas do Senhor Reitor
Num cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, desenrola-se o drama amoroso. Daniel, ainda menino, prepara-se para ingressar no seminário, mas o reitor descobre seu inocente namoro com a pastorinha Margarida (Guida). O pai, José das Dornas, decide, então, enviá-lo ao Porto para estudar medicina. Dez anos depois Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, agora professora de crianças, conserva ainda seu amor pelo rapaz. Ele, no entanto, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante, e já nem se lembra da pequena pastora. A esse tempo, Pedro, irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida.
O jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade das conseqüências. Ansiosa por acabar com impertinente assédio, concede-lhe uma entrevista no jardim de sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa: surpreendidos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã.
Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida. Daniel, impressionado com a abnegação da moça, recorda-se, finalmente, do amor da infância. Apaixonado agora por Guida, procura conquistá-la. No último capítulo, depois de muita resistência e de muito sofrimento, Margarida aceita o amor de Daniel.
Colocação Pronominal
Michele Soares | 13-04-2012
O Eu Te Amo não está correto,pois na gramática o correto é Eu a Amo.Por que amar é um verbo INTRANSITIVO,por isso que há um grande erro na pronúncia do Eu Te Amo.
Portugues
Jéssica | 13-04-2012
O pronome VOCÊ não é 2 ª pessoa, VOCÊ é pronome de tratamento e todos os pronomes de tratamento fazem parte da 3ª pessoa, tanto é que eu digo:
1ª- Eu amo
2ª- Tu amas --- te, ti, contigo, teu, tua
3ª- Ele ama --- Você ama --- o, a, lhe, seu, sua
No Brasil, quem usar o pronome você, deverá usar os pronomes relacionados à 3ª pessoa - o, a, lhe, seu, sua
Eu te amo....o correto deveria: Eu A amo -- ou -- Eu o amo!
Literatura0
Fabio Zanata | 13-04-2012
Na Península Ibérica era a época da invasão árabe e da fé cristã ( séc. VIII ). Vitiza reinava na corte de Toledo e Teodemiro e Eurico destacavam-se pela valentia. Eurico era o chefe de soldados e apaixonou-se por Hermengarda ( filha de Favila, nobre ) que impedida de casar-se com ele, plebeu, abandonou-o. Desiludido, isolou-se do mundo ingressando num mosteiro, e fazendo-se padre. por ordens superiores foi pastorear o rebanho de Cartéia, região bastante pobre, fazendo de tudo para esquecer o seu passado: doou os bens aos pobres, compunha hinos. Sempre à procura da paz. Na invasão sarracena, combate como guerreiro destemido os inimigos da Pátria e da Fé. Esse desconhecido soldado ( Cavaleiro Negro ) vestia-se de preto. No Convento da Virgem Dolorosa havia muitas mulheres refugiadas, entre elas a sua Hermengarda. Os inimigos querem de qualquer maneira invadir o mosteiro e terem para si aquelas moças. Eurico vê-se dominado por fortes desejos...A abadesa ( Cremilde ), com um punhal vai mutilando o rosto das virgens, um por um, a fim de evitar desejos dos impuros...Na fila encontra-se Hermengarda e chega a sua vez.
Os romances da epoca quase nunca davam resultado . Acabavam em morte, e em tristeza.Pra min os romances do passado não eram legais e nem apegante , pois sempre fala a mesma coisa e repetem cenas, Eu particularmente não gostaria...
literatura
camila ferreira | 13-04-2012
O romance conta a história do regresso de um jovem à vila onde nascera e que se apaixona pela noiva do irmão. O livro está escrito segundo o estilo realista que sempre caracterizou a escrita de Júlio Diniz e conta a história das jovens Margarida e Clara e seus romances com os filhos do fazendeiro José das Dornas: Daniel e Pedro. Margarida está apaixonada por Daniel que frequentava o Seminário, mas aconteceu que o Pai detectou a tempo a sua falta de vocação para o sacerdócio e, esse pormenor, desviou o filho para o estudo da medicina. Ao voltar de umas férias, Daniel começa a cortejar Clara, noiva de Pedro, o que coloca a reputação familiar em risco. Mas por fim Daniel e Margarida voltam a unir-se novamente. Entre as personagens, destacamos o senhor Reitor, que foi o tutor das duas jovens, uma, Clara, que possuía uma postura de vida perante os acontecimentos deveras impressionante. A vida para ela era o presente. Tinha demasiada confiança em si própria e arriscava demasiado. Todavia era generosa, sendo este talvez o elemento principal do seu carácter. Margarida: Era uma jovem triste e pouco expansiva.
literatura do 2ano(critica)
pamela linda | 13-04-2012
Nestas obras estamos perante uma vasta cultura literária. Constatamos um espírito ousado, atrevido e insolente quanto à crítica contundente chamando também à atenção do modelo educacional. Por traz das criticas muito sérias as intenções morais eram colocadas em causa. Vários autores servem-se da literatura para manifestar o menosprezo e alvo de critica à igreja. No século XIX, é exteriorizado a decadência moral, a corrupção, o abuso de autoridade e até a vaidade e mesquinhez. Não se poupava a liderança da época, agitando consciências e poderes estabelecidos.
Amor de perdição
Lúbina Leslie Laguna | 13-04-2012
No livro Camilo Castelo Brando retrata a historia amorosa vivida por um casal que tem seu amor repremido por sua familia, durante toda a vida deles, seu romance foi empedido devido a briga existente entre suas familias.A historia torna-se mais interesante com a descoberta da paixão da filha do ferrero pelo o filho do comendador. No decorrer do livro a filha do ferrero ajuda casal a se comunicar por cartas, memos tendo sufocado o seu imenso amor pelo filho do comendador.No fim os tres morrem tragicamente levado pelo sofrimento do seu amor de perdição.
Na minha opinião o livro é muito bom, muito emocionante quase chorei de emoção ao ver o amor dos tres sendo apagado diante dos desencontros da vida e de seu louco amor, bem como a caracteristica do romantismo.
literatura
camila ferreira | 13-04-2012
O romance gira em torno da tese segundo a qual a vida simples e natural torna as pessoas alegres e felizes. Júlio Diniz descreve o campo, os tipos humanos, os hábitos e as idéias, desenvolvendo toda uma problemática pequeno-burguesa, com o "propósito de pregar uma moralização de costumes pela vida rural e pela influência de um clero convertido ao liberalismo"
As Pupilas do Senhor Reitor, escrito por Júlio Dinis, foi editado e publicado como livro em 1867 com as seguintes personagens1: Margarida, Daniel das Dornas, Clara, Pedro das Dornas, Margarida (jovem), Sr. Reitor, Francisquinha (Francisca Esquina), Ezequiel, Tereza Esquina, João da Esquina, Joana, Dr. João Semana, Sacristão, José das Dornas. Esta obra é genial. É uma história que fala de duas irmãs completamente diferentes. É baseado em costumes rurais numa aldeia portuguesa e dirigido à classe popular contando a história de duas órfãs, Margarida e Clara e seus romances com os filhos do fazendeiro José das Dornas: Daniel e Pedro. Carla é meia-irmã de Margarida fruto do segundo casamento do pai. O Senhor Reitor desta aldeia como tutor protege estas duas meninas órfãs e faz o trabalho de personagem bom, agindo como intermediário na verdade deste romance com os dois irmãos, Daniel e Pedro. Mas como critica nesta quebra das regras da sociedade, neste enredo ele tenta encobrir o mal da sociedade.
Nestas obras estamos perante uma vasta cultura literária. Constatamos um espírito ousado, atrevido e insolente quanto à crítica contundente chamando também à atenção do modelo educacional. Por traz das criticas muito sérias as intenções morais eram colocadas em causa. Vários autores servem-se da literatura para manifestar o menosprezo e alvo de critica à igreja. No século XIX, é exteriorizado a decadência moral, a corrupção, o abuso de autoridade e até a vaidade e mesquinhez. Não se poupava a liderança da época, agitando consciências e poderes estabelecidos.
Literatura ( As pupilas do senhor reitor)
Jéssica | 13-04-2012
As pupilas do senhor reitor ,Devido ao modo como foi produzido, o texto apresenta pouco apuro no estilo, com chavões, variedades, suspenses, distensões, revezadamente; claramente dirigido à classe popular, baseado em costumes rurais.
O lavrador José das Dornas é um viúvo próspero e feliz. Dos seus dois filhos, um muito o preocupava. Pedro, não, que é forte e parece talhado para a vida simples e rude que se leva nas atividades agrícola. Daniel, porém, apresenta feições delicadas e faz lembrar um irmão de sua mãe que deu muito o que falar às raparigas da aldeia. Daniel parece seguir-lhe as pegadas. O padre reitor recomenda ao lavrador que faça dele um padre e até inicia a formação do rapaz dando-lhe lições de latim. Descobre logo que o garoto aproveita-se das lições para sair de casa mais cedo e só voltar noite escura, alegando que está estudando. O pai reclama com o padre que investiga e descobre o garoto namorando uma pastora de nome Margarida. Fala francamente ao lavrador que encaminha o filho para os estudos de medicina. Margarida fica pensando no amado e aprimorando a sua cultura, primeiro com o padre reitor e depois com uma personagem misteriosa, de nome Álvaro. Margarida tem uma irmã de nome Clara, filha do segundo casamento de seu pai. Quando sua madrasta, que a maltratava, morre, as duas se tornam unidas intensamente. Clara se enamora de Pedro e o casamento fica marcado para quando voltar Daniel. Ao voltar, o jovem médico põe os corações femininos em alvoroço e acaba por atingir também o coração da cunhada. Só parece não ligar para seu antigo amor, a quem nem mesmo reconhece. Pedro quase mata o irmão ao descobri-lo num encontro noturno e furtivo com Clara, mas na confusão a caridosa Margarida ocupa o lugar de Clara, mesmo correndo o risco de ser malfalada pelas línguas fofoqueiras das pessoas da aldeia. Por atuação de Clara, José das Dornas e do padre reitor, Margarida, a muito custo, acaba por aceitar o pedido de casamento de Daniel e tudo termina bem.
literatura
karine ximenes dos santos | 13-04-2012
Amor de Perdição é o título de uma novela portuguesa de Camilo Castelo Branco, escrito em 1862. É o mais famoso romance do autor, um dos expoentes do romantismo em Portugal.
A redação dessa obra, sua maior novela passional, foi inspirada em suas desventuras - sempre envolvido em casos amorosos complicados - e na peça Romeu e Julieta, de Shakespeare. Com a publicação da obra em 1862, Castelo Branco alcança grande popularidade.
Livro Amor de Perdição
Gabriel Cunha | 12-04-2012
O livro fala da historia de um casal que passa a vida inteira separados devida a briga entre suas familias, os dois tentam viver seu romance de qualquer forma mas sao impedidos de todas as formas de viver seu romance, igual ao Romeu e Julieta.
O livro foi bem escrito pela epoca e é muito emocionante, o seu fim é drastico como qualquer final de obras do Romantismo, porem e muito exagerado e foge do que e real.
poesia de ALMEIDA GARRET..(literatura)
Taiane França... 2º ano | 12-04-2012
Este Inferno de Amar
Este inferno de amar — como eu amo!
Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida — e que a vida destrói —
Como é que se veio a atear,
Quando — ai quando se há-de ela apagar?
Eu não sei, não me lembra; o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez… — foi um sonho —
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar…
Quem me veio, ai de mim! despertar?
Só me lembra que um dia formoso
Eu passei… dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Que fez ela? Eu que fiz? — Não no sei
Mas nessa hora a viver comecei…
Esse poema de Almeida garret,ele é muito contraditório pois ele fala "este inferno de amar"...como? amor é um sentimento que todos querem,e estão a procura,mas o amor dele não é correspondido.
Neste poema há muito exagero,não tem medo de descrever como se sente,simplesmente fala de seus sentimentos do modo mais "dramatico"...
literatura
Larissa Gabrielle (: | 12-04-2012
Este inferno de amar – como eu amo!
Quem mo pôs aqui n’alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida – e que a vida destrói –
Como é que se veio a atear,
Quando – ai quando se há de apagar?
Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... – foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! Que, doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! Despertar?
Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? Eu que fiz? – Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei...
Almeida Garrett
O título “Este inferno de amar” traz uma ideia contrária daquilo que temos por amor, porque temos a convicção que o amor, na maioria das vezes, nos dá a sensação de prazer, encanto, bem-estar, felicidade, o oposto do que o “eu-lírico” afirma, pois para o “eu-lírico”, amar é um inferno.
Em todas as estrofes notamos a presença do pronome do caso reto “eu”, o “eu-lírico” apenas fala de si mesmo, de seus próprios sentimentos, ele não descreve essa mulher na realidade, descreve-a apenas em um sonho.
O poema possui versos livres e melodiosos, uma linguagem simples e popular. Formado por três estrofes compostos por seis versos cada.
temos que entender que o aspecto da pontuação, como: exclamações, interrogações, reticências, é como se o “eu-lírico” não se contivesse e explodisse em confidências confusas, como se falasse sozinho, procurando entender seus sentimentos.
O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva, subjetiva, diante das coisas. Afinal, o pensamento romântico vai muito além do que podemos ver; procura desvendar o que estamos sentindo. O Romantismo não conta, faz de conta, idealiza um universo melhor, defendendo a idéia da expressão do eu-lírico, onde prevalece o tom melancólico, falando de solidão e nostalgia...
Enfim, o ideal romântico, tenta colocar o universo que presenciamos, de forma subjetiva, sendo que a expressão do sentimentalismo não precisa obedecer a nenhuma regra, antes adorada pelos clássicos.
é isso (:
Literatura
Guilherme Vinicius | 12-04-2012
O enredo conta a história de amor entre Eurico e Hermengarda, que se passa na Espanha visigótica do século VIII. Eurico e seu amigo, Teodomiro, lutam ao lado do rei da Espanha, Vitiza, contra os "montanheses rebeldes e contra a francos, seus aliados". Depois de vencer o combate, Eurico pede a Fávila, Duque da Cantábria, a mão de sua filha, Hermengarda, porém este recusa o pedido ao saber que se trata de um homem de origens humildes.
Eurico, então, se entrega à religiosidade, tornando-se o Presbítero de Cartéia, para se afastar das lembranças de Hermengarda, através das funções religiosas e da composição de poemas e hinos religiosos.
No entanto, quando ele descobre que os árabes estão invadindo a Península Ibérica, liderados por Tárik, alerta seu amigo Teodomiro e se transforma no enigmático Cavaleiro Negro. De maneira heróica, Eurico, agora Cavaleiro Negro, luta em defesa de sua terra e, devido a seu ímpeto, ganha a admiração dos visigodos e dos demais povos da península, agora seus aliados, e lhes dá forças para combater o invasor.
Quando a vitória parece certa para os godos, Sisebuto e Ebas, filhos do imperador Vitiza, traem seu povo, a fim de ganhar o trono espanhol. Logo após, Roderico, rei dos visigodos, morre na Batalha de Guadalete e o povo passa a ser liderado por Teodomiro. Enquanto isso, os árabes invadem o Mosteiro da Virgem Dolorosa e raptam Hermengarda. O Cavaleiro Negro a salva quando o "amir" estava prestes a profaná-la. Durante a fuga, Hermengarda é levada até as Astúrias, onde está seu irmão Pelágio.
Em segurança numa gruta de Covadonga, Hermengarda encontra Eurico e declara seu amor por ele. Contudo, Eurico não acredita que esse amor possa se concretizar, devido às suas convicções religiosas, e revela a real identidade do Cavaleiro Negro. Ao saber disso, Hermengarda perde a razão e Eurico, ciente de suas obrigações, parte para um combate suicida contra os árabes e enfrenta os traidores Bispo Opas e Juliano, Conde de Ceuta.
resumo do livro As pupilas do senhor reitor
Luana Gabriela | 12-04-2012
As Pupílas do Senhor Reitor
um cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, desenrola-se o drama amoroso. Daniel, ainda menino, prepara-se para ingressar no seminário, mas o reitor descobre seu inocente namoro com a pastorinha Margarida (Guida). 0 pai, José das Dornas, decide, então, enviá-lo ao Porto para estudar medicina. Dez anos depois Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, agora professora de crianças, conserva ainda seu amor pelo rapaz. Ele, no entanto, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante, e já nem se lembra da pequena pastora. A esse tempo, Pedro, irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida.
0 jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de con- quista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade das conseqüências. Ansiosa por acabar com impertinente assédio, concede-lhe uma entrevista no jardim de sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa: surpreen- didos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã. Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida. Daniel, impressionado com a abnegação da moça, recorda-se, finalmente, do amor da infância. Apaixonado agora por Guida, procura conquistá-la. No último capítulo, depois de muita resistência e de muito sofrimento, Margarida aceita o amor de Daniel.
Literatura...
Fabio Henrique Oliveira Zanata | 12-04-2012
Na Península Ibérica era a época da invasão árabe e da fé cristã ( séc. VIII ). Vitiza reinava na corte de Toledo e Teodemiro e Eurico destacavam-se pela valentia. Eurico era o chefe de soldados e apaixonou-se por Hermengarda ( filha de Favila, nobre ) que impedida de casar-se com ele, plebeu, abandonou-o. Desiludido, isolou-se do mundo ingressando num mosteiro, e fazendo-se padre. por ordens superiores foi pastorear o rebanho de Cartéia, região bastante pobre, fazendo de tudo para esquecer o seu passado: doou os bens aos pobres, compunha hinos. Sempre à procura da paz. Na invasão sarracena, combate como guerreiro destemido os inimigos da Pátria e da Fé. Esse desconhecido soldado ( Cavaleiro Negro ) vestia-se de preto. No Convento da Virgem Dolorosa havia muitas mulheres refugiadas, entre elas a sua Hermengarda. Os inimigos querem de qualquer maneira invadir o mosteiro e terem para si aquelas moças. Eurico vê-se dominado por fortes desejos...A abadesa ( Cremilde ), com um punhal vai mutilando o rosto das virgens, um por um, a fim de evitar desejos dos impuros...Na fila encontra-se Hermengarda e chega a sua vez.
Fonte: https://pt.shvoong.com/books/468535-eurico-presb%C3%ADtero/#ixzz1rpMwiQgL
resumo do livro As pupilas do senhor reitor
Jéssica | 12-04-2012
O lavrador José das Dornas é um viúvo próspero e feliz. Dos seus dois filhos, um muito o preocupava. Pedro, não, que é forte e parece talhado para a vida simples e rude que se leva nas atividades agrícola. Daniel, porém, apresenta feições delicadas e faz lembrar um irmão de sua mãe que deu muito o que falar às raparigas da aldeia. Daniel parece seguir-lhe as pegadas. O padre reitor recomenda ao lavrador que faça dele um padre e até inicia a formação do rapaz dando-lhe lições de latim. Descobre logo que o garoto aproveita-se das lições para sair de casa mais cedo e só voltar noite escura, alegando que está estudando. O pai reclama com o padre que investiga e descobre o garoto namorando uma pastora de nome Margarida. Fala francamente ao lavrador que encaminha o filho para os estudos de medicina. Margarida fica pensando no amado e aprimorando a sua cultura, primeiro com o padre reitor e depois com uma personagem misteriosa, de nome Álvaro. Margarida tem uma irmã de nome Clara, filha do segundo casamento de seu pai. Quando sua madrasta, que a maltratava, morre, as duas se tornam unidas intensamente. Clara se enamora de Pedro e o casamento fica marcado para quando voltar Daniel. Ao voltar, o jovem médico põe os corações femininos em alvoroço e acaba por atingir também o coração da cunhada. Só parece não ligar para seu antigo amor, a quem nem mesmo reconhece. Pedro quase mata o irmão ao descobri-lo num encontro noturno e furtivo com Clara, mas na confusão a caridosa Margarida ocupa o lugar de Clara, mesmo correndo o risco de ser malfalada pelas línguas fofoqueiras das pessoas da aldeia. Por atuação de Clara, José das Dornas e do padre reitor, Margarida, a muito custo, acaba por aceitar o pedido de casamento de Daniel e tudo termina bem.
Portugues
Guilherme Vinicius | 12-04-2012
Dizem os gramáticos que a posição normal, natural, do pronome pessoal como objeto direto ou indireto é posterior ao verbo, posição que é chamada de " ênclise ". A posição anterior ao verbo só deverá ser usada - ainda segundo os gramáticos - se houver alguma classe de palavra, antes do verbo, que "atraia" o pronome, como um advérbio, um pronome relativo (que, quem, qual). Como na frase acima não há nada que "atraia", estamos diante de um caso normal de ênclise.
Portugues...
Fabio Henrique Oliveira Zanata | 12-04-2012
Dizem os gramáticos que a posição normal, natural, do pronome pessoal como objeto direto ou indireto é posterior ao verbo, posição que é chamada de " ênclise ". A posição anterior ao verbo só deverá ser usada - ainda segundo os gramáticos - se houver alguma classe de palavra, antes do verbo, que "atraia" o pronome, como um advérbio, um pronome relativo (que, quem, qual). Como na frase acima não há nada que "atraia", estamos diante de um caso normal de ênclise, ou seja, a forma correta é:
eu amo-te. "
coloção pronominal
isabely barbosa | 12-04-2012
Não há erro algum nesta frase. As formas pronominais retas(no seu caso "eu") , as preposições e as locuções prepositivas (quando desacompanhadas de artigo) dão a liberdade à anteposição ou posposição do oblíquo. Portanto sua frase pode também ser escrita da seguinte forma: "Eu amo-te", gramaticalmente perfeita. No entanto, a palavra regra, quando se fala em "regras para a colocação dos pronomes oblíquos", deve ser bem compreendida. A causa, o móvel, o eixo, o princípio fundamental, que explica a diversidade de posição, na frase, do oblíquo, é tão-só, única e exclusivamente um: a eufonia (gr. eu=bom+phoné=som), isto é, a harmonia, a agradabilidade do som, ou, ainda, a facilidade, a suavidade na pronunciação. (Isto denomina-se eustomia - do gr. eu=bom+ stóma=boca). Nesta frase: "... porquanto atirá-la-ia..." o oblíquo está eufonicamente bem colocado, não obstante o "porquanto" que antecede o verbo. A posição: "...porquanto a atiraria..." é desagradável ao ouvido. É o mesmo caso da sua frase, "Eu amo-te" é desagradável ao ouvido.
Literatura
Gabriel Cunha | 09-04-2012
O erro é q dois pronomes nao podem ficar juntos tipo: EU TE amo vc tm q falar eu amo voce ou te amo (amo-te) tanto faz!
mas na verdade, o q importa mesmo é q vc ama a pessoa e ela vai entender com erro ou sem erro!!!
colocaçao pronominal
luana gabriela | 03-04-2012
nas frases eu te amo sob o ponto de vista da colocaçao pronominal estao corretos portanto te;ti contigo tua;teu sao 2 pessoa-tu, no brasil quem usar o pronome você deverá usar os pronomes relacionadas a 3pessoa o;a;lhe;seu;sua eu te amo......o correto deveria.eu a amo ou eu o amo. entao praticamente significa que eu te amo parece ser certo mais não è .
colocacao pronominal
pamela linda | 03-04-2012
Nao a erro, porque a palavra "te amo"e um pronome pessoal obliquo nao pode ser no inicio da frase.E porque "Eu",pode se substituir a palavra "te", é para antes do verbo.
colocação pronominal
leandro meira de aguiar | 03-04-2012
ão há erro algum nesta frase. As formas pronominais retas(no seu caso "eu") , as preposições e as locuções prepositivas (quando desacompanhadas de artigo) dão a liberdade à anteposição ou posposição do oblíquo. Portanto sua frase pode também ser escrita da seguinte forma: "Eu amo-te", gramaticalmente perfeita. No entanto, a palavra regra, quando se fala em "regras para a colocação dos pronomes oblíquos", deve ser bem compreendida.
Colocação Pronominal
Guilherme Vinicius | 03-04-2012
A princípio não há erro de colocação pronominal.
Se a frase fosse "Te amo" porque pronome pessoal oblíquo não pode iniciar oração. "Eu" pronome pessoal reto atrai o pronome oblíquo "te" para antes do verbo.Não se pode falar que dois pronomes não podem ficar juntos,
colocação pronominal
Juliane Codognotto Munari | 03-04-2012
Sim, pois o pronome obliquo esta na posição correta, ele esta antes do verbo. Pois o verbo pode ser colocado em duas posições antes do verbo ou entre dois verbos.
Colocaçao pronominal
Fabio Henrique Oliveira Zanata | 03-04-2012
Não há erro algum na frase eu te amo, Por que o pronome reto (eu) e as locuçoes prepositivas isso da liberdade da posposiçao do obliquo...
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Gabriel da Cunha Dias Merlo | 02-04-2012
Em princípio não há erro de colocação pronominal. Seria se a frase fosse "Te amo" porque pronome pessoal oblíquo não pode iniciar oração. "Eu" pronome pessoal reto atrai o pronome oblíquo "te" para antes do verbo.
literatura(obra de Julio Denis)
pamela linda dos santos | 30-03-2012
Joaquim Guilherme Gomes Coelho,que no periodo mais brilhante da sua carreira literaria usou o pseudónimo Julio Denis nasceu no Porto, na antiga rua do Requinho,a 14 de Novembro de 1839 e faleceu no dia 12de Setembro de 1871 ele foi medico e escritor português, ele sofria de Tuberculose. Simplesmente, o mal de Júlio Dinis não tinha cura. E com trinta e dois anos apenas, morria aquele que foi o mais suave e terno romancista português, cronista de afectos puros, paixões simples, prosa limpa. De resto, essa terrível doença, que já havia vitimado a mãe, em 1845, foi a causa da morte de todos os seus oito irmãos.O romance As Pupilas do Senhor Reitor foi publicado em 1869, tendo sido representado e cinematizado. Um ano antes, tinha sido dado a público Uma Família Inglesa e, em 1870, veio a público Serões da Província.
No ano do seu falecimento, 1871, publicou-se o romance Os Fidalgos da Casa Mourisca. Só depois da sua morte se publicaram Inéditos e Esparsos, em dois volumes, assim como as suas Poesias, dadas à estampa entre 1873 e 1874. Encontra-se sepultado num jazigo de família com o n.º 58, no cemitério privado da Ordem Terceira de S. Francisco, em Agramonte.Júlio Dinis viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do optimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. Quanto à forma, é considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo.A casa onde Júlio Dinis nasceu, foi demolida com a abertura da Rua Nova da Alfândega, e aquela onde morreu, deu lugar à construção de uma casa de espectáculos cinematográficos.
literatura(obra de Julio Denis)
pamela linda dos santos | 30-03-2012
Joaquim Guilherme Gomes Coelho,que no periodo mais brilhante da sua carreira literaria usou o pseudónimode Julio Denis nasceu no Porto, na antiga rua do Requinho,a 14 de Novembro de 1839 e faleceu no dia 12de Setembro de 1871 ele foi medico e escritor português, ele sofria de Tuberculose. Simplesmente, o mal de Júlio Dinis não tinha cura. E com trinta e dois anos apenas, morria aquele que foi o mais suave e terno romancista português, cronista de afectos puros, paixões simples, prosa limpa. De resto, essa terrível doença, que já havia vitimado a mãe, em 1845, foi a causa da morte de todos os seus oito irmãos.O romance As Pupilas do Senhor Reitor foi publicado em 1869, tendo sido representado e cinematizado. Um ano antes, tinha sido dado a público Uma Família Inglesa e, em 1870, veio a público Serões da Província.
No ano do seu falecimento, 1871, publicou-se o romance Os Fidalgos da Casa Mourisca. Só depois da sua morte se publicaram Inéditos e Esparsos, em dois volumes, assim como as suas Poesias, dadas à estampa entre 1873 e 1874. Encontra-se sepultado num jazigo de família com o n.º 58, no cemitério privado da Ordem Terceira de S. Francisco, em Agramonte.Júlio Dinis viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do optimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. Quanto à forma, é considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo.A casa onde Júlio Dinis nasceu, foi demolida com a abertura da Rua Nova da Alfândega, e aquela onde morreu, deu lugar à construção de uma casa de espectáculos cinematográficos.
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Português / Literatura 1º Ano do EMI
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2º Ano do Ensino Médio - Aula de Física
Eclipse Solar
O Aluno Mateus Marques Paioli realizous nesta segunda - feira a apresentação do trabalho como ocorre o Eclipse Solar Total e Parcial.
Escola Capilé Participação no JENA
1º Lugar Futsal Masculino.
2º Lugar Volei Feminino.
3º Lugar Volei Masculino.
Tênis de Mesa Masculino e Feminino
1º Lugar Ana Paula de Souza, 2 ano do Ensino Médio.
2º Lugar Renato Paixão dos Santos, 9 ano do Ensino Fundamental.
3º Lugar Fábio Henrique Zanata, 1 ano do Ensino Médio.
Tênis de Mesa 5º JOERE E JOMIRE - 29/08/2011
2º Lugar Renato Paixão dos Santos, 9º ano do Ensino Fundamental.
3º Lugar Daniel Dias, 9 ano do Ensino Fundamental.
Notícia!
Escola Capilé recebe cantor da capital.
No dia 01/07/11 esteve presente na escola capilé o cantor Adriano Gomes.
Durante o show foram distribuidas camisetas, após o show o cantor Adriano deu autógrafos e tirou fotos com os alunos.
Adriano é a nova revelação da música pop sertaneja de MS.
Visitas Culturais no Ano de 2010.
Morro do Diabo-SP
Visita a Coca-Cola e Escola Capilé vai ao Cinema - Campo Grande-MS
ESTAÇÃO INDUBRASIL/ TREM DO PANTANAL DE CAMPO GRANDE A AQUIDAUANA-MS
Visita ao Parque Florestal - Nova Andradina -MS
Em setembro de 2011
Zoológico - Ilha Solteira - SP
Cidade da Criança - Ilha Solteira - SP
Prainha- Ilha solteira - SP
Oficina de Fotografia
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As fotos abaixo retratam o trabalho da Oficina de Fotografia
Foram feitos painéis com imagens e notícias de violência tiradas de revistas e jornais.
No dia cultural foi apresentado a exposição dos painéis, duas salas com os alunos encenando os temas Violência X Paz, palestras com vídeo documentário entrevistando o CREAS (violência contra crianças e adolescentes) e a Polícia Militar (violência no trânsito), declamação de poemas e apresentação de músicas sobre violência.
''A Oficina de Fotografia realiza trabalhos feitos com Imagens e Videos.''
Professora responsável: Michela Moreira.
Literatura, Português e Produção Interativa
LIVRO
26-03-2011 13:55Mensagem.
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (FREIRE, Paulo).”
Pensei muito no que iria postar para vocês, afinal não seria uma mensagem de tchau ou coisa assim, mas uma palavra que pudesse instigar senão todos, ao menos alguns a continuarem seus estudos com bastante vontade na ação-reflexão como diz o nosso Paulo Freire.
Mas...o que é ação-reflexão? É o ato contínuo de estudar sem deixar, porém, de refletir sobre aquilo que você está estudando, sobre o material que o professor está passando sobre o exercício da palavra, do verbo que você pode transformar seja por meio do texto seja pelo uso da palavra oral, na defesa daquilo que você acha certo.
Por isso, não tenham vergonha. Exponham sempre a opinião de vocês, indaguem, explorem seus potenciais e o de seus professores, suguem todo o conhecimento que seu professor tem a passar, isso só demonstra inteligência. Por isso, leiam bastante, estudem o conteúdo antes de perguntar para que o ato de aprender não seja uma mera troca de informações e sim um debate profícuo sobre o assunto abordado. E, não custa repetir, a escola não é um lugar onde o professor ensina e o aluno aprende, mas um lugar que tanto o aluno quanto o professor aprendem todos os dias. Tenham certeza: nós também aprendemos muito com vocês!
Portanto, nos deem essa alegria: a de mais uma vez confirmar que “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos” (FREIRE, Paulo). Com essa frase do nosso tão respeitado Paulo Freire termino aqui essa mensagem.
Até o meu retorno estudem bastante, se apropriem do conhecimento dos professores que agora estão contribuindo em minhas disciplinas. É esse o meu desejo. Obrigada a cada um de vocês, por também me transformarem, por fazerem parte do meu conhecimento.
Fica aqui um trecho sobre Literatura do grande mestre da arte da expressão pela palavra o nosso Guimarães Rosa: “Literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano”. Para encerrar, mais um pouquinho de Literatura: um convite para vocês se aventurarem pelo mundo da leitura:
“Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. (grifo nosso). Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso (PESSOA, Fernando)”. (In: Livro do Desassossego).
Posto também o livro prometido e muito cobrado: Os sofrimentos do Jovem Werther marco inicial do Romantismo e considerado por muitos obra-prima da literatura mundial. Até breve. Bons Estudos.
Professora Eliza da Silva Martins Peron.
Geografia
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22 de Março - Dia Mundial da Água.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Fonte: https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm - acesso em 22/03/12 as 20:53
FRASES VENCEDORAS DO CONCURSO DE FRASES SOBRE A ÁGUA
1º LUGAR:
"A água potável não é facilmente encontrada na natureza. Por isso, a água deve ser usada com cuidado e economia."
Aluna: Yasmim 6º A
2º lugar:
"Sem ela eu não vivo, mas aos poucos está acabando. Se a água potável acabar, como viveremos?"
Aluna: Elizandra 1º A
3º lugar:
"A água é vida, a vida é água. Se não tem água, não tem vida. A água é muito importante para nós."
Parabéns a todos os alunos que participaram.
AQUECIMENTO GLOBAL
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm - Acesso em 23/10/11 as 21:18
ATIVIDADE DE AULA PROGRAMADA (AVALIATIVA) (26/10/11) - 2º e 3º ano
Acesse o espaço destinado aos comentários.
Comente o texto acima, opinando sobre o assunto em questão e colocando seu ponto de vista sobre a situação em âmbito mundial, destacando a quem cabe a responsabilidade dos fatos e apontando medidas que possam minimizar os impactos ambientais relacionados ao aquecimento global.
Abraço a todos
Profª Maria Alice
"O que o ser humano mais aspira é tornar-se humano". (Clarice Lispector)
Trabalho de Literatura apresentado pela obra do livro Macunaíma pelos alunos do 3º ano do ensino médio professora responsável Michela Moreira.